<%@LANGUAGE="JAVASCRIPT" CODEPAGE="1252"%> SALMOS 91 A 100 -A
e-Mail
SALMOS

SALMO 91: Por ser o “mais poderoso dos Salmos” pode ser usado para todas as horas de necessidade, para agradecer e pedir proteção para tudo e todos.


“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome. Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei. Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação”.

SALMO 92: Pedir proteção contra pessoas mal intencionadas. Para obter uma vida saudável.

“Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade, sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa. Pois me alegraste, Senhor, pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes são ó Senhor, as tuas obras! Quão profundos são os teus pensamentos! O homem néscio não sabe, nem o insensato entende isto: quando os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, é para serem destruídos para sempre. Mas tu, Senhor, estás nas alturas para sempre. Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade. Mas tens exaltado o meu poder, como o do boi selvagem; fui ungido com óleo fresco. Os meus olhos já viram o que é feito dos que me espreitam, e os meus ouvidos já ouviram o que sucedeu aos malfeitores que se levantam contra mim. Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes, para proclamarem que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça”.

 

SALMO 93: Afastar os que querem nosso mal e toda qualquer ameaça. Para momentos difíceis.

“O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado. O teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade tu existes. Os rios levantaram, ó Senhor, os rios levantaram o seu ruído, os rios levantam o seu fragor. Mais que o ruído das grandes águas, mais que as vagas estrondosas do mar, poderoso é o Senhor nas alturas. Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre”.

 

SALMO 94: Para se livrar de espíritos ruins, más influências de pessoas invejosas, aproximação de desafetos e energias negativas. Vencer uma sentença injusta.

“Ó Senhor, Deus da vingança, ó Deus da vingança, resplandece! Exalta-te, ó juiz da terra! Dá aos soberbos o que merecem. Até quando os ímpios, Senhor, até quando os ímpios exultarão? Até quando falarão, dizendo coisas arrogantes, e se gloriarão todos os que praticam a iniqüidade? Esmagam o teu povo, ó Senhor, e afligem a tua herança. Matam a viúva e o estrangeiro, e tiram a vida ao órfão. E dizem: O Senhor não vê; o Deus de Jacó não o percebe. Atendei, ó néscios, dentre o povo; e vós, insensatos, quando haveis de ser sábios? Aquele que fez ouvido, não ouvirá? ou aquele que formou o olho, não verá? Porventura aquele que disciplina as nações, não corrigirá? Aquele que instrui o homem no conhecimento, o Senhor, conhece os pensamentos do homem, que são vaidade. Bem-aventurado é o homem a quem tu repreendes, ó Senhor, e a quem ensinas a tua lei, para lhe dares descanso dos dias da adversidade, até que se abra uma cova para o ímpio. Pois o Senhor não rejeitará o seu povo, nem desamparará a sua herança. Mas o juízo voltará a ser feito com justiça, e hão de segui-lo todos os retos de coração. Quem se levantará por mim contra os malfeitores? quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniqüidade? Se o Senhor não tivesse sido o meu auxílio, já a minha alma estaria habitando no lugar do silêncio. Quando eu disse: O meu pé resvala; a tua benignidade, Senhor, me susteve. Quando os cuidados do meu coração se multiplicam, as tuas consolações recreiam a minha alma. Pode acaso associar-se contigo o trono de iniqüidade, que forja o mal tendo a lei por pretexto? Acorrem em tropel contra a vida do justo, e condenam o sangue inocente. Mas o Senhor tem sido o meu alto retiro, e o meu Deus a rocha do meu alto retiro, e o meu Deus a rocha do meu refúgio. Ele fará recair sobre eles a sua própria iniquidade, e os destruirá na sua própria malícia; o Senhor nosso Deus os destruirá”.

 

SALMO 95: Para que os nossos filhos não repitam os nossos erros. Para fortalecer o corpo e a alma, e aumentar a alegria de viver e a paz interior.

“Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor. Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas. Seu é o mar, pois ele o fez, e as suas mãos formaram a serra terra seca. Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou. Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas que ele conduz. Oxalá que hoje ouvísseis a sua voz: Não endureçais o vosso coração como em Meribá, como no dia de Massá no deserto, quando vossos pais me tentaram, me provaram e viram a minha obra. Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos; por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso”.

 

SALMO 96: Para retirar a energia negativa de qualquer lugar.

“Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao Senhor, todos os moradores da terra.
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação.
Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
Porque grande é o Senhor, e digno de ser louvado; ele é mais temível do que todos os deuses.
Porque todos os deuses dos povos são ídolos; mas o Senhor fez os céus.
Glória e majestade estão diante dele, força e formosura no seu santuário.
Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.
Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.
Adorai ao Senhor vestidos de trajes santos; tremei diante dele, todos os habitantes da terra.
Dizei entre as nações: O Senhor reina; ele firmou o mundo, de modo que não pode ser abalado. Ele julgará os povos com retidão.
Alegrem-se os céus, e regozije-se a terra; brame o mar e a sua plenitude.
Exulte o campo, e tudo o que nele há; então cantarão de júbilo todas as árvores do bosque diante do Senhor, porque ele vem, porque vem julgar a terra: julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade”.


SALMO 97:
Trazer força e justiça e derrubar os inimigos. Para felicidade conjugal. Proteção, harmonia e reconciliação.

“O Senhor reina, regozije-se a terra; alegrem-se as numerosas ilhas.
Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e eqüidade são a base do seu trono.
Adiante dele vai um fogo que abrasa os seus inimigos em redor.
Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e treme.
Os montes, como cerca, se derretem na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra.
Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos vêem a sua glória.
Confundidos são todos os que servem imagens esculpidas, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele, todos os deuses.
Sião ouve e se alegra, e regozijam-se as filhas de Judá por causa dos teus juízos, Senhor.
Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado acima de todos os deuses.
O Senhor ama aos que odeiam o mal; ele preserva as almas dos seus santos, ele os livra das mãos dos ímpios.
A luz é semeada para o justo, e a alegria para os retos de coração.
Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome”.


SALMO 98:
Para reconciliação, facilitar o retorno ao lar. Abrir caminhos. Para ter sempre a presença dos anjos e santos, respeitando o nome de Deus e observando as suas obras e bênção para a humanidade.

“Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a vitória.
O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça perante os olhos das nações.
Lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.
Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos, e cantai louvores.
Louvai ao Senhor com a harpa; com a harpa e a voz de canto.
Com trombetas, e ao som de buzinas, exultai diante do Rei, o Senhor.
Brame o mar e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam; batam palmas os rios; a uma regozijem-se os montes diante do Senhor, porque vem julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e os povos com equidade”.


SALMO 99:
Para obter a misericórdia de Deus, conscientizar a mente e purificar o coração das pessoas.

“O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.
O Senhor é grande em Sião, e exaltado acima de todos os povos.
Louvem o teu nome, grande e tremendo; pois é santo.
És Rei poderoso que amas a justiça; estabeleces a eqüidade, executas juízo e justiça em Jacó.
Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés; porque ele é santo.
Moisés e Arão entre os seus sacerdotes, e Samuel entre os que invocavam o seu nome, clamavam ao Senhor, e ele os ouvia.
Na coluna de nuvem lhes falava; eles guardavam os seus testemunhos, e os estatutos que lhes dera.
Tu os ouviste Senhor nosso Deus; tu foste para eles um Deus perdoador, embora vingador dos seus atos.
Exaltai o Senhor nosso Deus e adorai-o no seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus é santo”.


SALMO 100:
Afastar o mal. Para fortalecer a justiça e favorecer os bons acontecimentos na vida das pessoas.

“Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.
Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.
Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.
Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.
Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração”.